segunda-feira, 1 de março de 2010

Pacientes esquizofrénicos podem ter menor satisfação sexual


De acordo com levantamento publicado no periódico The European Journal of Psychiatry, pacientes esquizofrénicos, quando comparados com indivíduos saudáveis, são mais suscetíveis a emoções negativas, apresentam maior incompetência sexual e consideravelmente menos satisfação sexual. O trabalho é da autoria de Marija Vucic Peitl, psiquiatra clínica do Centro Hospitalar Clínico de Rijeka, na Croácia, e colegas, e foi disponibilizado na edição de 2009.
Segundo os autores, para colheita de dados, foi feita pesquisa com 200 pacientes esquizofrênicos na fase estável da doença, tratados na clínica psiquiátrica do KBC Rijeka, em um período de dois anos. Os pesquisadores explicam que 100 dos pacientes tiveram um episódio de esquizofrenia aguda, e outros 100 eram pacientes com a forma crônica do quadro. A pesquisa consistiu em questionários referentes à percepção dos estudados sobre sua sexualidade e outros quesitos, sendo que o conteúdo foi informado previamente aos pacientes, que puderam optar por participar ou não do estudo.
Entre os resultados do levantamento, Marija e colegas revelam que indivíduos esquizofrênicos atingiram escores consideravelmente maiores no quesito das emoções negativas e na incompetência sexual, quando comparados com os pacientes saudáveis, assim como níveis menores de satisfação sexual. No entanto, não foram encontradas diferenças significativas entre os portadores da esquizofrenia crónica e os que sofreram com a forma aguda do problema.
Apesar disso, os especialistas relatam que "no nível consciente da organização da libido, em pacientes esquizofrênicos, a consciência da própria sexualidade é preservada, assim como o ímpeto para a atividade e aventuras sexuais". No entanto, segundo eles, o desempenho e a satisfação podem ser prejudicados por elementos como a baixa auto-estima e por problemas no relacionamento.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua opinião acerca do nosso trabalho