sexta-feira, 26 de março de 2010

90 por cento dos suícidios escondem doenças mentais


As doenças mentais, sobretudo a depressão e a esquizofrenia, o consumo de álcool ou cocaína, tentativa de suicídio prévia, ter mais de 60 anos, estar isolado socialmente ou ter uma vida com stress são alguns factores de risco para alguém terminar com a própria vida.


“Mais de 90 por cento das pessoas que o cometem sofrem de uma doença mental, mas também a maioria das pessoas que tenta o suicídio padece deste tipo de distúrbios”, explicou ao El Mundo Enrique Baca, chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital da Fundação Jiménez Díaz em Madrid e professor do departamento de Psiquiatria da Universidade de Columbia em Nova Iorque.


Esta é a principal causa de morte não-natural em Portugal, como noticiado no início da semana, e um dos objectivos prioritários da política sanitária na União Europeia.


Segundo o Instituto Nacional de Estatística, registaram-se 1035 suicídios em 2008. Nos anos 90 notou-se um decréscimo do número de suicídios (519 em 2000 – o valor mais baixo registado desde 1960) mas hoje são o dobro.


Os homens suicidam-se mais do que as mulheres, e preferem métodos mais violentos do que elas, como o enforcamento ou armas de fogo contra intoxicação medicamentosa.


1 comentário:

  1. Acabei de escrever um artigo onde cito várias fontes que poderão ajudar aos portadores de esquizofrenia. Espero que vocês possam dar uma olhada neste material e quem sabe assim ajudar aos pacientes a encarar esta doença sob um novo prisma. Obrigado e parabéns pelo trabalho de vocês.

    O artigo Esquizofrenia esta em: http://marden.co.cc

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua opinião acerca do nosso trabalho