quarta-feira, 3 de março de 2010

Esquizofrenia refratária (ou resistente): Quando o remédio não resolve, o que fazer?


Apesar do inegável avanço do arsenal farmacológico para o tratamento da esquizofrenia, com medicamentos cada vez mais eficazes e melhor tolerados, estimativas indicam que um a dois pacientes em cada dez que se tratam não melhoram com a medicação. Este percentual pode aumentar se considerarmos aqueles que respondem parcialmente ao medicamento, mantendo, ainda assim, um nível significativo de sintomas que impactam sobremaneira a sua qualidade de vida.
A falta de resposta aos medicamentos pode estar associada a outros fatores, como a não adesão ao tratamento, com tomadas irregulares da medicação e interrupções frequentes, dosagens insuficientes ou excessivas, gerando baixa eficácia ou muitos efeitos colaterais, abuso de drogas e álcool, estresse crônico em decorrência de fatores sociais e familiares e gravidade da própria doença.
A esquizofrenia refratária (ou resistente) pode ser identificada quando, apesar do tratamento adequado, o paciente mantém sintomas agudos da doença, como delírios e alucinações, alterações graves do comportamento, desorganização mental marcante e isolamento social e emocional progressivos. A sensação que familiares têm nessa hora é que o tratamento não está funcionando ou mesmo que está trazendo mais malefícios do que benefícios em decorrência dos efeitos colaterais. A sensação de sobrecarga nestes casos aumenta muito, pois a família perde a esperança por não ver uma luz no fim do túnel.
A medicação indicada para os casos resistentes é a clozapina, fabricado pelo laboratório suiço Novartis. Os benefícios da clozapina são evidentes na maior parte dos casos refratários e não se justifica que ela seja relegada em função de um risco baixo. Muitos pacientes, que antes não tinham alívio para seus sintomas e que, em função disso, não conseguiam levar uma vida estável e produtiva, encontraram na medicação uma nova esperança em sua caminhada.

27 comentários:

  1. Bom trabalho mais precisa enrequecer o texto com mais detalhes. digo isto porque sofro de esquizofrenia paranoide e como isto nao fosse o bastante o meu caso e refratario.

    ResponderEliminar
  2. Mary,
    Gostaria de receber mais informação.
    Espero que a luz esteja chegando....assim os que sofrem dessa anomalia satânica possam vi
    ver e não vegetar.
    Por favor.....insistam..!não pode ser mistério.
    A mente humana é muito poderosa.
    Acredito que não vai demorar, para encontrar a cura definitiva. Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do esclarecimento.Tenho uma amiga q tem esquizofrenia,com certeza,desde os 31 anos,qd tentou suicídio pela 1ª vez.Mas,com a ignorância familiar s/assunto,só há pouco mais de 1 ano foi diagnosticada.Por tudo q vejo,como enfermeira q sou,ela se encaixa no CID 20.5(residual).Tem hoje 62 anos, tentou 6 suicídios,fugiu 4 vezes,sintomas negativos forte,mas com algumas alucinações.Nenhum contato social, advogada brilhante q foi até piorarem os sintomas q a fizeram abandonar tudo,vive no quarto,e suas reações são de total indiferença a tudo ou fica grosseira verbalmente p/qualquer coisa q se fale.Neuro e psicóloga q a atendem em casa,atestam esquizofrenia.Psiquiatra declara q tem medo do Inss e a atesta no Cid F 32.3,mas,para a farmácia do estado onde pegamos remédios,ele declara cid 20.1(refratária),sem nunca ter tentado outros remédios fora Neozine e Risperidona.Ela está há 2 anos e 6 meses em benefício,e tb tem Alzheimer precoce e convulsão, além de grave doença óssea-degenerativa q a impede de locomover-se normalmente.Por favor me respondam:é correto o q esse psiquiatra está fazendo,deixando de atestar o cid certo p/o Inss,prejudicando a paciente por medo...não sei de que?

    ResponderEliminar
  4. Já me foi dado, outros diagnósticos, o atual e esquizofrenia refratária, e tenho mais três parentes que também sofrem de problemas psiquiatricos tudo isso é assustador, melhor mesmo é esquecer, e ter a esperança de que um dia isso vai acabar, nada melhor que um dia após o outro. FÉ

    ResponderEliminar
  5. Eu tomo 80 mg de ziprasidona de manhã e 80 mg á noite, se não funcionar, dentro de três meses vou ter que tomar remédios mais potentes.

    ResponderEliminar
  6. anoni pergunto eu. vc ja prucuro uma pessoa para fazer uma horaçao pela vida desta pessoa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cara..nao faça isso...esse lance de religiao enlouquece voce..cada um diz uma coisa..mandam voce parar remedios,sem serem medicos...eu piorei demais indo na igreja evangelica e catolica...deize

      Eliminar
  7. parabens! Espero q mais pessoas se enteressem por esse assunto, pois só assim poderemos ter esperança de um dia encontrarem madicação mais eficiente das q temos hoje.

    ResponderEliminar
  8. Muito boas as informações. Eu tenho Exquizofrenia, e eu acho que é refratária, porque alguns sintomas , mesmo com a medicação, continuam.

    ResponderEliminar
  9. sofro de depressão grave cid f 32.3 manifestações epiléticas e surtos piscoticos, sinto uma vontade de mata e odeio todos ultimamente foi descoberto a esquizofrenia em mim piorou meu quadro e fiquei pior tomo varios medicamentos por dia sofro muito com isso e uma doença satanica mesmo e infernal mas tenho fé que um dia vou melhorar e ser o que nao sou... apenas feliz e de bem c a vida.

    ResponderEliminar
  10. ando tão aborrecido além da maldita depressão esta satanica esquizofrenia me deixam vazio me sinto um verme dependente de todu e de todos lembro da minha querida maezinha que me deixou isso de herança mas nao a odeio como odeio todos que vejo em minha frente eles sao meio que vermes normais nao fazem nada para melhorar nossas vidas e ainda nos chamam de noias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum, tu estás em um quadro importante, precisa buscar ajuda

      Eliminar
  11. minociclina
    helio Elkis, coordenador do Projesq (Projeto Esquizofrenia) do Instituto de Psiquiatria da USP, diz que o principal ganho com o antibiótico é a melhora dos sintomas não psicóticos.
    http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1058322-pesquisa-testa-antibiotico-para-tratar-esquizofrenia.shtml

    ResponderEliminar
  12. GOSTARIA QUE VISITASSEM MEU BLOG E CONTRIBUISSE
    www.sombraeluz.spaceblog.com.br
    grata
    deize

    ResponderEliminar
  13. Tenho um filho com 35 anos que no momento está em surto. Fico com medo dele não voltar à realidade. Foi diagnosticado esquizofrenia refrataria e está usando clozapina 100mg, 3 vezes ao dia. tenho medo dos efeitos colaterais. o trabalho de voces acalmou meu coração pois existem outros que também passam por essa doença. Expliquem mais sobre os efeitos colaterais e sobre os remédios mais novos como Geodon, Zargus, Queteapina e clozapina. Os médicos não explicam e a gente fica no ar, só imaginando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trabalho na Famácia de Alto Custo do meu Município, e o que vejo é que; os médicos tem precristo Olanzapina de 10 mg 1 ou 2vezes ao dia, isso tem mantido um bom resultado com os pacientes que fazem o tratamento corretamente. Há pacientes quê; fazem o uso de Olamzapina 10 mg e 05 mg totalizando 56 comprimido ao mês com resultado sigunificativo. Outro medicamento usado por 90 por cento dos pacientes é o Rispiridona de 01 mg 2 mg ou 3 mg, geralment é bem tolerado.

      Eliminar
  14. minha esposa foi diagnosticada pelo seu médico com cid F20 esqizofrenia refratária, e esta tomando olanzapina 20mg e não está fazendo efeito estou ficando maluco, não consigo mais trabalhar e levar uma vida normal.estou com 53 anos e ela 49 sempre tivemos uma vida normal e de dois anos pra cá tudo mudou, ela escuta r´dio que ninguém escula, fala sozinha, ri e chora ao mesmo tempo inverte tudo que eu digo, estamos casados a 30 anos e nunca me deparei com uma situação destas estou apavorado ainda porcima ela é filha unica. Os amigos e amigas se afastaram os filho também e estou vivendo um verdadeiro inferno , não sei o que fazer para ajudar ela, faço tudo em casa e ela diz que não faço nada que nem os remédios eu dou, socorro eu cho que sofre mais quem está ao lado de um esquizofrenico do que ele mesmo, ela ja foi internada 3 vezes em hospital psiquiatrico fugiu de casa varias vezes fala com ets, não sai de dentro do quarto , me ajudem me orientando como proceder para ajudar-la e a me ajudar também falo muito com o psiquiátra dela, mas ele já me avisou que não tem volta

    ResponderEliminar
  15. o medicamento clozapina é muito bom, mas pode causar efeitos calaterais graves. minha irmã tomou por 9 anos, e teve que ser imterrompido ela te até linfoma.

    ResponderEliminar
  16. gostei da explicação,mas esperava encontrar algo mais sobre os medicamentos.fui diagnosticada com esquisofrenia refrataria,faço uso de quetiapina 25 mg,a principio tive melhora na qualidade de vida,agora já estou sentindo alguns tiques novamente,dificuldades de concentração,pernas inquietas,faço uso de lamotrigina 100mg p/convulção,sequela de AVC,outros tratamentos não deram resultado,só Deus p/me ajudar.

    ResponderEliminar
  17. Pessoal,
    Uma dica ou sugestão muito IMPORTANTE.
    Trabalho em um Caps. A reforma psiquiatrica da anti internação funciona na maioria dos casos. As oficinas terapeuticas são transformadoras para os possuem esquizofrenia.. procurem geralmente Caps 1 (que são sem os alcool e drogas). Voces vão ver que diferença para o paciente e para a familia. O acompanhamento é extraordinário. Faz pouco tempo que foram criados.. garanto para voces ..funcionam... insere eles na sociedade.. Me causa muito emoção quando chego ás 7h da manhã para trabalhar..muitos já estão esperando para entrar.. são respeitados lá.. portas abertas.. procurem saber.. Caps1 - centro de atenção psicossocial. Não vá atras de conversa mole... somente quem está envolvido (familiar ou paciente ) saberá entender o valor deste trabalho. É gratuito do governo tem psiquiatra,psicologos,assistentes sociais, terapeutas ocupacionais,psicopedagogos etc.. Afirmo para voces que os pacientes melhoram mesmo.. confiram.. repito não vá pela conversa de quem não tem experiencia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alias, esqueci de dizer que voces ficaram supresos com a capacidade que esses pacientes tem quando acompanhados por especialistas (equipe multidisciplinar). A idéia de se ter apenas Medico Psiquiatra já é passado.. hoje impera um tratamento com uma visão mais ampla, juntando o medicamento (extremaente necessario) com procedimentos terapeuticos (sem medicamentos). Os dois juntos funcionam. O paciente não é mais tratado como se dessem ração( isso é medieval). Mudou muito.. não se assustem.. tem jeito sim..na maioria dos casos a mudança é significativa para melhor.. eles são "gente" que tem coração.. sentem o carinho e respeito.. Lá voce achará muitos familiares que sofrem as mesmas dificuldades.
      E certamente uma troca de informação para lidar com isso. Nosso lema: "Sou um deles".
      Abraços.. coragem.. a Religião poderá ser um apoio, mas Médico tambem é de Deus...
      Não abandone tratamento por nada..

      Eliminar
    2. É VERDADE TRATO MEU FILHO HA 9 ANOS E É O LUGAR ONDE ENCONTREI APOIO AJUDA E ATÉ HOJE ME SOCORREM O TRATAMENTO É HUMANO NÃO SÓ AO PACIENTE COMO AOS FAMILIARES Q SOFREM MUITO E PRECISAM MESMO DE UM SOCORRO BEM PRESENTE NA HORA DA ANGUSTIA ...DEUS ABENÇOE OS PROFISSIONAIS DOS CAPS COM SAÚDE E PAZ.

      Eliminar
  18. Eu adorei a explicação; eu estou com esquizofrenia refratária causada por abuso excessivo de drogas; fiz tratamento com OLANZAPINA mas não resolve; agora a minha médica psiquiatra me passou o CLOZAPINA e eu acredito que essa é minha unica chance de sarar; FÉ!

    ResponderEliminar
  19. Oi eu nem li seu post, porque não tenho paciência mas ConCorDo como o deize13 de Julho de 2012 às 19:50
    -deize .
    Eu fui pra igreja católica, evangélica e espírita, e essas merda de religião é uma porcaria mesmo, agente fica mais confusos com esse papo de deus. é ridículo pq acaba mexendo com o nossa imaginação. esquizofrênicos como eu, tende a ser melhor sendo ateus sem dúvida. você toma sua medicação e cuida mais da sua vida. A igreja quer mandar em você o que vOcê deve pensar, agir, falar, uma forma de manipular as pessoas, não caia nessa. Não acredite em deus e seja mais realista possível.

    ResponderEliminar
  20. ja vi que nunca tera fim essa desgraca,sempre tera mais doentes sofrendo

    ResponderEliminar
  21. A doença é horrivel mesmo. É um ataque de leão. Fugir? o leão te devora. Atacar a doença com todos os recursos disponiveis.

    ResponderEliminar
  22. Bom saber que não estou sozinha, meu filho caçula está em tratamento há 4 anos.O que parecia depressão mostrou que ele sofre de doença psiquiatricas que eu desconhecia. Mas ter fé em Deus e Nossa Senhora, tem me ajudado.Agradeço aos médicos que o acompanham!

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua opinião acerca do nosso trabalho