domingo, 27 de dezembro de 2009

Estudo liga stresse na gravidez a risco de esquizofrenia



Estado mental da mãe tem influência na formação do feto Mulheres que sofrem de stresse durante os três primeiros meses de gravidez têm mais chances de ter filhos que venham a desenvolver esquizofrenia na idade adulta, sugere um estudo conduzido por pesquisadores britânicos.

Uma equipe da Universidade de Manchester analisou dados de 1,38 milhão de nascimentos na Dinamarca entre 1973 e 1995.
Eles observaram que o risco de esquizAdicionar imagemofrenia e outros problemas mentais relacionados foi 67% maior entre bebês cujas mães haviam perdido um parente durante os três primeiros meses de gestação.
As descobertas confirmam a teoria de que o estado psicológico da mãe pode ter uma grande influência no desenvolvimento do feto.

Perda de peso

Os especialistas acreditam que substâncias químicas liberadas pelo cérebro da mãe em resposta a momentos de estresse têm um impacto direto na formação do cérebro do bebê.
Eles ressaltam que os efeitos podem ser ainda mais maléficos nos primeiros estádios da gravidez, quando barreiras proctetoras entre a mãe e feto ainda não estão desenvolvidas por completo.
Outros trabalhos também já haviam apontado que anormalidades na estrutura cerebral do feto associadas à esquizofrenia podem ser originadas dentro do útero.
“Nós estamos constatando cada vez mais que o ambiente ao qual o feto é exposto dentro do útero pode determinar sua saúde na vida adulta”, afirmou Philip Baker, coordenador da pesquisa.
Os pesquisadores acrescentaram que o risco de esquizofrenia também pode ser influenciado por fatores genéticos.
Estudos realizados anteriormente sugeriram que o stresse durante a gestação também pode provocar perda de peso do feto e partos prematuros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua opinião acerca do nosso trabalho