terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Consumo de cannabis aumenta risco de esquizofrenia


Um artigo científico publicado no British Journal of Psychiatry revela que o consumo de cannabis de alta potência e numa frequência diária aumenta até seis vezes o risco de doença psicótica, como a esquizofrenia.


Tiago Reis Marques, médico psiquiatra dos Hospitais da Universidade de Coimbra, e co-autor deste estudo, refere que a cannabis «não é uma causa em si», mas que é um factor de risco e um precipitante de doenças mentais graves.


«O uso diário de uma cannabis mais potente aumenta até seis vezes o risco de uma doença psicótica, como esquizofrenia ou outras semelhantes», explicou o médico actualmente a fazer doutoramento em Londres.


O pesquisador português de 33 anos explica que, actualmente «a cannabis geneticamente modificada, a preferida pelos consumidores comuns», originária da Holanda e de outros países, «tem de 12 por cento a 18 por cento de THC, substância que provoca os sintomas comuns, como euforia, desinibição, quando antes continha apenas 2 a 4 por cento».


As «óbvias implicações para a sociedade», refere o médico, incluem olhar para a cannabis «não como uma droga somente leve, mas como uma droga que potencia e aumenta o risco de doença mental grave».


O passo seguinte da equipa que Tiago Reis Marques integra será continuar a perceber como é que a cannabis actua no cérebro para que surjam sintomas psicóticos (delírios, paranóia, alucinações, sintomas de perseguição) e como é que a droga se combina com factores genéticos, por exemplo.


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua opinião acerca do nosso trabalho