segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Óleo de peixe pode prevenir esquizofrenia


Uma nova pesquisa aponta que uma cápsula diária de suplemento de óleo de peixe pode evitar o desenvolvimento de doenças mentais em pacientes com alta predisposição a distúrbios psicóticos. De acordo com um estudo publicado nesta terça-feira no jornal especializado Archives of General Psychiatry, um tratamento de três meses com suplementos de óleo de peixe se provou tão eficaz como as drogas tradicionais, reduzindo em até 25% os índices de esquizofrenia.



Para a pesquisa, uma equipa de cientistas austríacos, suíços e australianos testou o tratamento em 81 pessoas que apresentavam alta predisposição a doenças psicóticas devido a históricos familiares de esquizofrenia ou distúrbios semelhantes. Durante 12 semanas, metade dos voluntários tomou suplementos de óleo de peixe, enquanto ao outro grupo foram administradas cápsulas de placebo.
Após um ano de acompanhamento, os cientistas detectaram que apenas dois pacientes do grupo do óleo de peixe desenvolveram distúrbios psicóticos, comparado com onze no grupo do placebo. Baseados nos resultados, os pesquisadores estimaram que um em cada quatro pacientes de alto risco pode ser protegido com a ajuda do óleo.
Segundo os coordenadores da pesquisa, é o ómega 3 presente no suplemento que altera sinais específicos no cérebro, proporcionando efeitos benéficos. A solução "natural" é bem-vinda, dizem os especialistas. "Descobrir um tratamento com um substância natural que previne, ou pelo menos retarda, o desenvolvimento de doenças psicóticas nos dá esperanças de que existam alternativas para as drogas tradicionais", afirma o estudo.

As drogas usadas tradicionalmente no combate a doenças psicóticas são tidas como eficazes, mas apresentam sérios efeitos colaterais, como a apatia. Os suplementos de oléo de peixe, por outro lado, geralmente são facilmente tolerados pelo organismo, afirmam os cientistas.


1 comentário:

  1. Tenho uma filha que tem problemas psicóticos, ela ve pessoas andando em seu quarto e é um pouco agressiva, ela toma 2 comp de sertralina 50mlg e risperidon 4 de 1mlg por dia.
    Gostaria de saber se eu der esse óleo de peixe a ela poderá reduzir o seu prblema?

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua opinião acerca do nosso trabalho