sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Esquizofrenia pode manifestar-se dez vezes mais em usuários de drogas




Segundo especialistas, os jovens que fazem uso de drogas, como a maconha, têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença. Os surtos mais agudos da doença, de acordo com os especialistas, estão associados ao estresse muito grande (como é o caso apresentado na novela) e ao uso de substâncias químicas que geram estresse dentro do cérebro, como, por exemplo, drogas que causam dependência, em especial a cocaína, maconha e anfetamina.

“A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica endógena que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. Pessoas com esquizofrenia podem escutar vozes e acreditar que outros estão lendo e controlando seus pensamentos ou conspirando para prejudicá-las”, esclarece a farmacêutica e tutora do Portal da Educaçao Jeana Mara Escher de Souza.

O cérebro esquizofrênico sofre uma alteração química. Os neurônios liberam grande quantidade de uma substância chamada dopamina e a pessoa começa a ter alucinações, como ouvir vozes. A ciência provou que, quando o paciente declara ouvir vozes, ele realmente ouve. Durante os surtos, áreas cerebrais ligadas à audição são ativadas.

Hoje, no Brasil, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas têm esquizofrenia. Além dos delírios e alucinações, os esquizofrênicos começam a apresentar um retraimento social, evitando contato com seus amigos ou familiares.

Fonte:http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/noticias/38527/esquizofrenia-pode-manifestar-se-dez-vezes-mais-em-usuarios-de-drogas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua opinião acerca do nosso trabalho