sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Esquizofrenia: Droga antipsicótica previne perda cerebral


Um novo estudo com imagens cerebrais de pacientes recém-diagnosticados com esquizofrenia mostrou, pela primeira fez, que a perda da massa cinzenta, típica nos pacientes, pode ser prevenida com a droga antipsicótica olanzapine, mas não com o haloperidol, uma droga convencional e mais antiga. O estudo, publicado hoje, também confirma estudo prévios que mostram que pacientes com menor perda cerebral também ficam melhor clinicamente.

Segundo Jeffrey Lieberman, M.D., diretor do New York State Psychiatric Institute e chefe da Psiquiatria na Columbia University Medical Center, "as drogas disponíveis para esquizofrenia não podem curar as pessoas que estão com esquizofrenia há muitos anos, mas este estudo mostra que as drogas mais modernas, se ministradas no início, podem prevenir a progressão da doença. Se nossas descobertas forem confirmadas, poderemos afirmar que os novos pacientes devem ser tratados com drogas atípicas como olanzapine ao invés de medicações convencionais e mais antigas como haloperidol e clorpromazina".

A massa cinzenta contém a maior parte das células cerebrais e os bilhões de conexões entre as células. A perda da massa cinzenta nos pacientes com esquizofrenia tem sido associada com retraimento social e deterioração progressiva na cognição e emoção - que estão entre os sintomas que menos respondem a medicações.

Para verificar se as drogas antipsicóticas podiam retardar as mudanças cerebrais inicias em novos pacientes, Dr. Lieberman e colegas, em 14 locais da América do Norte e Europa, mediram o volume cerebral e mudanças cognitivas em 263 pacientes com os primeiros episódios de esquizofrenia e 58 voluntários sem esquizofrenia, durante um período de 2 anos. Metade dos pacientes que recebeu o antipsicótico atípico olanzapine e a outra metade recebeu o antipsicótico convencional haloperidol.

O estudo descobriu que, em média, os pacientes tratados com haloperidol perderam cerca de 2% de sua massa cinzenta, ou cerca de 12 cm3. Nenhuma mudança foi detectada nos pacientes tratados com olanzapine e os voluntários normais. Os pacientes que perderam massa cinzenta, particularmente no lobo frontal do cérebro, também tiveram mais problemas com a cognição, medidos por testes de fluência verbal, aprendizado verbal e memória.

A esquizofrenia é uma doença que causa a piora e deterioração progressiva das funções, mas somente nos últimos 10 anos é que os pesquisadores descobriram que os cérebros de esquizofrênicos também se deterioram progressivamente.

"As pessoas costumavam achar que a deterioração era inevitável mas agora achamos que se você pode prevenir episódios agudos de psicose na esquizofrenia, você pode efetivamente interromper a perda de massa cinzenta", diz Dr. Lieberman. "Também nos dá a esperança que seremos capazes de completamente prevenir a doença no futuro, intervindo antes que a psicose se inicie", acrescenta Dr. Lieberman. "Em 3 a 5 anos, nós devemos dispor de maneiras para identificar adolescentes que se tornarão esquizofrênicos e poderemos testar tratamentos preventivos".

Fonte:http://emedix.uol.com.br/not/not2005/05abr04psi-agp-ssn-esquizofrenia.php

4 comentários:

  1. Boa tarde.
    Que bom que assim é....
    Fui recentemente diagnosticado com tendo esquizofrenia....e este blog é como que uma luz ao fundo do túnel para mim.-

    ResponderEliminar
  2. esse trabalho de pesquisa e muito importante para a qualidade de vida dos esquizofrenicos q nem sempre se estabilizam com certas drogas utilizadas sendo a pesquisa realmente uma luz no fim do tunel.obrigada.meu marido tem muitas alucinaçoes e sofro junto com ele.ele toma stelazine mas não adianta muito.bjs.

    ResponderEliminar
  3. mais que nao demore muito tempo para a cura porque assim muitas pessoas aproveitaria mais a vida nao passarian tanto tempo doentes

    ResponderEliminar
  4. gostaria que psiquiatras lessem com atenção esse depoimento verídico.De um paciente dito esquisoafetivo,plenamente estabilizado,e em plena recuperação.
    fui diagnosticado esquisofrênico,ou mais
    especificamente esquisoafetivo,bipolar.tive crises psicóticas muito graves por anos a fio ou seja; 19 anos,mas incrivelmente depois de durante todos esses anos tendo passado por inúmeros médicos e tratamentos com as mais diversas drogas já usadas,tive uma melhora muito expressiva nos últimos dois anos ,mas uma melhora realmente notável,perdendo até mesmo a depressão recorrente. nunca mais tive crises pisicóticas desde que venho usando quetiapina 600mg ao dia divido em treis tomadas de 200mg. recomendo muito a pacientes extremamente sensíveis,aos fenômenos naturais,ou medrosas,escrupulosas,e inseguras.que vivem se culpando de tudo sem nem saber de onde vem ,seus sentimentos e mais ainda pra pessoas que assim,como eu sofria extremamente de escrúpulos intênsos,em relação a religião,e pecado,e auto punição. é bom também além do medicamento apoio psicoterapêutico,e auxílio espiritual,em religiões que levem em conta o valor da ciência,para o bom desenvolvimento, humano eu sempre fui católico,me ajudou muito pela formação psicologica que recebem no seminário os sacerdotes,sim ciência e fé,para que a fé,não se torne causa de ignoracia,ou fanatismo,mas uma linda cooperadora,do bem estar psicológico,físico,e espiritual no homem. meu nome jair eduardo, gostaria que psiquiatras lessem com muita atenção esse texto. pode auxiliá-los para tratar pacientes com sintomas semelhantes caso não esteja acertando com a medicação.

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua opinião acerca do nosso trabalho