sábado, 15 de maio de 2010

Fenciclidina usada em estudo para tratamento da Esquizofrenia


Uma experiência efectuada com a substância fenciclidina pode abrir novas vias de tratamento para a Esquizofrenia, dado que a doença apresenta os mesmos sintomas que os provocados por esta substância química.

O artigo foi publicado na revista "Proceedings of National Academy of Sciences" (PNAS).
A pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisas Biomédicas de Barcelona, descreve os efeitos da fenciclidina no cérebro de animais e as maneiras de anulá-los mediante o uso de fármacos antipsicóticos.

A fenciclidina anula quase completamente as ondas de baixa frequência que sincronizam os circuitos neuronais, dando lugar a uma desorganização da actividade normal do cérebro.

Após a administração da fenciclidina, os cientistas observaram como se originam as alucinações e as alterações cognitivas e como se revertem esses efeitos através da administração dos antipsicóticos haloperidol e clozapina.

O estudo demonstra ainda que a fenciclidina actua sobre o córtex pré-frontal, uma parte do cérebro que tem um papel importante nos processos cognitivos, de percepção e de planeamento do comportamento.

As alterações nos neurónios piramidais e no funcionamento normal do córtex pré-frontal produzidas pela fenciclidina poderiam explicar os mecanismos da Esquizofrenia e abrir caminho para sua cura total.

FONTE:http://portal.alert-online.com/noticias_de_saude/?key=680B3D50093A6A002E42140A321A2A5C0B683E0A7607527A645A72

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua opinião acerca do nosso trabalho